terça-feira, 17 de julho de 2012

CHACRAS E ORIXÁS

· Os Orixás e seus chacras correspondentes seriam:

OXALÁ: Chacra Coronal
YEMANJÁ: Chacra Frontal
YORI: Chacra Cervical
XANGÔ: Chacra Cardíaco
OXOSSÍ: Chacra Esplênico
OGUM: Chacra Solar
YORIMÁ: Chacra Genésico








Cada chacra está ligado a um sinal relativo a determinado Orixá que o comanda. Em rituais secretos, conhecidos apenas por certos iniciados, tais sinais tem a função de harmonizar e ajustar o indivíduo consigo mesmo.




CHACRA CORONAL


· Situa-se no alto da cabeça, sendo o mais brilhante de todos os chacras, além de ter uma construção diferente, possuindo novecentos e sessenta raios, além de um vértice com doze ondulações.

· De cor branca com núcleo dourado, quando em atividade completa, mostra-se o mais resplandecente, dando ao indivíduo a capacidade de se comunicar com os planos superiores, um canal direto com o plano mental sem precisar ter contato com as camadas mais grosseiras do plano astral.

· As imagens das igreja, onde se vêem os santos com a famosa aureola brilhante ao redor da cabeça, não trata-se de simples alegoria para torna-los mais atraentes.

· É antes, uma representação mais rústica de uma verdade oculta: os iluminados tem sempre uma grande mecha de luz sobre a cabeça, que refulge raios multicoloridos, devido a altíssima velocidade vibracional do chacra coronal.

· Por se relacionar às esferas superiores, é a chamada porta da divindade e somente o homem de puros pensamentos e conduta correta a tem abertura e consegue vislumbrar as energias que nos guardam. Este é o chacra de Orixalá.

· As entidades desta linha dificilmente se manifesta, só fazendo quando encontram condições no médium limpo moral e mentalmente.

· Por ser chacra de tão elevada importância é que na UMBANDA não se utilizam as chamadas feituras de cabeça, uma vez que trata-se de um assentamento sagrado, onde não é saudável colocar elementos como sangue, que é um chamariz de seres de baixa vibração, os quais chegam a tomar conta deste canal energético, em muitos casos levando a pessoa à loucura.

· Aqueles que são médiuns devem evitar que outras pessoas coloquem as mãos sobre suas cabeças, para que não haja um desnível energético, uma vez que as mãos são elementos de emissão de energia.



CHACRA FRONTAL


· Este chacra situa-se no meio da testa, um pouco acima dos olhos. Possui 96 raios, dos quais quarenta e oito são rosados e quarenta e oito azul-púrpura. Tem a importância de deixar fluir a energia para a glândula pineal ou hipófise, localizada no interior da cabeça.

· Quanto mais desperto o chacra frontal, maior será a clarividência da pessoa. Esta verá mundos paralelos ao nosso, podendo inclusive ver mundos que não deve, principalmente se tiver algum desvio moral ou psíquico.

· Geralmente os alcoólatras, viciados em drogas, tem alucinações, vendo certos monstros ou pessoas mortas.

· Isto se dá por uma disfunção grave no chacra, que passa a funcionar de forma desordenada, girando ora rápido, ora devagar, e fazendo, é claro, o indivíduo ver as próprias entidades que atraiu para si.

· Sobre o chacra frontal, nos diz Molinero, em “ O Ioga Secreto”: De todos os chacras de força este é o mais conhecido somaticamente. No oriente, todas as estátuas de divindades, o tem marcado sobre a fronte, seja na forma de um olho, seja uma fenda ou uma pedra preciosa que se realça em uma jóia, pedra essa que geralmente é um rubi, por se tratar de um centro ígneo.

· Os japoneses, por sua vez, o representam com uma forma característica de proeminência, similar a um quisto sebáceo ou hematoma.

· Nenhum outro centro foi tão detectado pelos escultores e pintores de todas as épocas e, inclusive se a observarmos atentamente, notaremos como que por efeito da luz, uma sombra esbranquiçada na fronte da pessoa, exatamente onde está posicionada a mencionada chacra.

· Quanto à vista normal, basta dirigi-la com um pouco de atenção, para podermos observar em todas as pessoas, sem qualquer preparação de luz, ambiente ou concentração, o sinal característico do nosso olho, isto é, uma mancha diferente do resto da pele no centro da nossa testa, com o tamanho aproximado de uma moeda (...) embora um pouco ovoidal.

· Como se pode observar, o conceito de “terceiro olho” é muito difundido pelo mundo, tanto no folclore de vários países, como na literatura ocultista e mesmo em determinados mitos, como o de criaturas fantásticas, tais como o ciclope.

· Talvez seja apenas o reflexo coletivo de uma verdade única, esquecida, uma pequena arejada na memória, que vem de tempos em tempos em forma de lendas e histórias tentar fazer parte dos conceitos estabelecidos como reais na nossa sociedade atual.

· O chacra frontal está ligado ao Orixá Yemanjá. Estas entidades raramente incorporam, apenas assistindo e trabalhando no astral pelos seres humanos.


CHACRA LARÍNGEO


· Encontra-se na região da garganta e tem dezesseis raios, sendo oito em atividade quando não despertos. Possui uma cor mista de azul e prateado. Quando em atividade outorga ao místico o dom da clariaudiência, sendo este capaz de ouvir vozes astrais, que lhe sugiram idéias de todos os tipos, além de música e outros sons agradáveis ao espírito.

· Muito ligado a emoção, este chacra, por situar-se na garganta, geralmente nos traz a sensação de aperto, quando nos encontramos em situação de difícil controle emocional, a famosa “mudez” dos estados de tensão.

· Este chacra está submetido à vibração de Orixá Yori e as entidades desta linha se manifestam como crianças, embora na realidade, sejam espíritos de altíssima vibração, grandes magos brancos que apenas por humildade se deixam tratar como crianças desencarnadas, pois que respeitam a mentalidade dos que o tratam desta forma.

· Por usarem o chacra laríngeo nas suas manifestações, é que o trazem a voz infantil, aliada a uma profunda preparação psicológica para que sejam melhor aceitos nos meios em que se manifestam. Mas convém aos médiuns saberem como tratar e lidar com estas entidades, evitando certos tratamentos esquisitos, como dar bronca e aconselha-las a se comportarem, mesmo que estejam quietas no seu lugar.

· Há também os médiuns que (as vezes até mesmo de forma inocente) por serem não tão esclarecidos, deixam sua própria criança interior aflorar e cometem ações como jogar refrigerante nos outros, guerra de bolo, etc.

· É preciso tomar-se consciência da importância destas entidades, de seu trabalho e respeita-lo, um vez que são trabalhadores do astral que buscam elevar-nos no caminho do espírito.


CHACRA CARDÍACO


· Localiza-se no peito, assentado onde no corpo físico está o coração. Tem doze raios, dos quais apenas seis estão ativos nas pessoas sem desenvolvimento interior. Sua cor é amarelo-ouro e contribui estimulando a atividade emocional.

· Antigos filósofos diziam ser o centro cardíaco a sede de uma energia cósmica chamada “NOUS”. Esta energia, como muitas outras, se propaga pelo Universo através de vibrações. Novamente passaremos a palavra de forma de elucidar melhor nossas intenções. Para que possamos entender profundamente o conceito de vibração, transcrevemos um texto de Albert Einstein: “O que é uma onda? Um boato lançado em Washington chega muito rapidamente a Nova York, embora nenhuma só das pessoas que se incumbiram de espalha-lo tenha viajado entre estas duas cidades.

· Estão envolvidos dois movimentos inteiramente diferentes: o do boato, de Washington a Nova York e o das pessoas que o espalharam. O vento, passando sobre um campo de trigo, cria uma onda que se espalha sobre o trigal. Devemos novamente distinguir aqui, entre o movimento de onda o das plantas esperadas, as quais sofrem apenas pequenas oscilações. Todos já vimos as ondas que se espalham em círculos cada vez maiores quando uma pedra é jogada numa poça d’água. O movimento da onda é muito diferente dos das partículas de água. Estas se movem simplesmente para cima e para baixo. O movimento da onda observado, é o de um estado de matéria e não da matéria em si.

· Uma rolha flutuando sobre a onda mostra isso claramente, pois se move para cima e para baixo, em uma imitação do movimento real da água, em vez de ser levada pela onda. Afim de compreender melhor o mecanismo da onda, consideremos novamente uma experiência realizada. Suponhamos que um grande espaço esteja bem uniformemente enchido com água, ou ar ou qualquer outro meio. Em algum ponto no centro, encontra-se uma esfera. No inicio da experiência não há movimento algum. Repentinamente a esfera começa a ‘respirar’ ritmadamente, expandindo ou contraindo seu volume, embora mantendo sua forma esférica. Que acontecerá com o meio? Começamos o nosso exame no momento em que a esfera começa a se expandir. As partículas no meio da vizinhança imediata da esfera são empurradas para fora, de modo que a densidade do envoltório esférico da água, ou de ar, conforme o caso, é aumentado acima do seu valor normal. Similarmente, quando a esfera se contrai, a densidade da parte do meio imediatamente circundante diminuirá. Essas alterações de densidade se propagam por todo o meio. As partículas constituintes do meio realizam apenas pequenas vibrações, mas o movimento em seu todo é o de uma onda progressiva. A coisa essencialmente nova aqui, é que, pela primeira vez, consideramos o movimento de algo que não é a matéria, mas a energia propaga através da matéria.

· Usando o exemplo da esfera pulsante, podemos introduzir dois conceitos físicos gerais, importantes para a caracterização das ondas. Dependerá do meio, sendo diferente para a água e para o ar, por exemplo. O segundo conceito é o do comprimento da onda. No caso das ondas do mar ou em um rio, é a distancia entre a cava de uma onda e a da onda seguinte. Portanto as ondas do mar tem mais comprimento de onda que as ondas do rio, no caso de nossas ondas formadas por uma esfera pulsante, o comprimento de onda é a distancia em algum tempo no grau de exatidão.”

· Por essa explicação pode-se compreender mais aprofundamente, se bem que de forma mais simples, através de comparações, como as energias chegam até nós, percorrendo dimensões e distancias incríveis. Há em toda parte a energia vital, a presença eterna da fagulha de Deus em todas as coisas. A esta energia, os antigos sábios denominaram Nous, que é uma força indiferenciada, passiva e ativa ao mesmo tempo, criadora e transformadora, e que no homem, se manifesta através do chacra cardíaco.

· Este chacra está afeito à vibração de Xangô, e quando desperto concede ao homem a sabedoria integral e divina, a força a humildade. As entidades de Xangô sempre se apresentam com um porte ereto, exatamente por usarem este chacra, que faz com que o corpo do médium adquira uma posição correspondente ao atributo que possui.


CHACRA ESPLÊNICO


· Este chacra está localizado na área correspondente ao baço, contando com seis raios ou pétalas giratórias no sentido anti-horário. Nas pessoas de pouca evolução interior, estão ativos apenas três destes raios e uma vez desenvolvidos, acontece um grande equilíbrio no sistema nervoso e na temperatura normal do corpo.

· A iluminação e desenvolvimento deste chacra só acontece com uma síntese perfeita entre corpo, alma e espírito. Todos os sentimentos vis, as ilusões, paixões e vícios são barreiras fortíssimas que impedem seu desenvolvimento total ou satisfatório, havendo, portanto, nas pessoas envolvidas com vícios de forma irreversível, um grande descontrole no nível energético deste chacra, o que acarreta uma falência áurica e psíquica estrondosa, verdadeiro chamariz de entidades-vampiros e de baixa vibração.

· Numa pessoa saudável, o chacra esplênico trabalha abundantemente, produzindo tantas partículas que chega até mesmo a se sobrecarregar de força vital. Quando isso ocorre o aura se encarrega de descarregar o chacra em todas as direções trazendo vibrações de saúde e vigor às outras pessoas que estiverem a volta. Os passes magnéticos obedeceriam este principio, só que neste caso, de forma direcionada.

· Mas há pessoas incapazes de produzir e “fabricar” suas próprias partículas energéticas de forma satisfatória, havendo uma produção baixa de energia para seu próprio consumo. Tais pessoas nestas condições atuam como uma espécie de esponja, vampirizando a vitalidade dos outros de forma até mesmo inconsciente, mas que trazem danos consideráveis as suas vítimas.

· Aqui a explicação de por vezes, sentirmos um certo cansaço ou indisposição quando perto de pessoas que também aparentam uma certa fraqueza, mas que se revitalizam quando na presença de outros mais fortes.

· A aura tem a finalidade de proteger a pessoa contra possíveis agressões de ordem astral na forma de germens que causam diversas doenças no corpo físico. Na criatura saudável, as partículas dos chacras são expulsos do corpo em linha reta, ficando inteiramente livre de más vibrações que podem acarretar, no principio, a fadiga, o mal estar, e logo o reflexo disso tudo na forma de doenças que podem se transformar em algo de patologia mais grave,

· Devido a excessos, a fadiga excessiva, ânimo irregular, depressão e outras causas físicas e psicológicas, o corpo vai necessitar de uma quantidade maior de energia para repor suas perdas. Essa debilidade começa a “dobrar” as linhas de proteção da aura, tornando o corpo suscetível aos ataques dos germens que logo se refletem e se instalam no corpo físico.

· Quando desenvolvido, o centro esplênico revitaliza o aura, deixando realmente a pessoa livre de estados depressivos que possam derrubar suas defesas naturais.

· Este chacra está ligado à vibração de Oxossi e as entidades desta vibração o utilizam como canal principal de ligação, apesar de utilizarem outros chacras de forma mais branda, como complemento à mediunização. Sua cor, em origem é o azul.


CHACRA SOLAR OU GÁSTRICO


· O chacra solar situa-se na região próxima ao umbigo, tendo como correspondente físico os órgãos digestivos relativos à área do estomago e anexos. Tem dez raios ou pétalas, das quais apenas cinco funcionam nos não desenvolvidos interiormente.

· Tem cores amarelas e verdes no homem normal, sem seqüelas físicas ou morais e exerce controle sobre o fígado, estomago e todas as funções digestivas.

· Está ligado às diversas emoções e torna o ser humano sensível as mais variadas vibrações, sejam elas agradáveis ou não. Pessoas nervosas muitas vezes tendem a apresentar graves problemas estomacais, tais como úlceras, ou mesmo gastrites mais pronunciadas. A maior parte delas sempre se queixa de uma “queimação” no estomago, que logo se transforma em azia, devido a crise nervosas tende a apresentar uma diminuição energética, o que acarreta tais crises em quem não consegue manter controle sobre suas próprias emoções.

· É verdade que numa grande cidade tais problemas são realmente quase impossíveis de se evitar, por isso sempre se recomenda ao umbandista visitar sítios naturais, onde além de haurir para si uma nova vitalidade oriunda de elementos em sua pureza, ajuda muito no combate ao stress causado pela turbulência urbana. A calma e o domínio dos sentimentos são fatores importantíssimos para os que trazem a missão de serem médiuns, pois lidam com aqueles que buscam consolo e amparo, além é claro, de formarem uma ponte límpida entre si e a entidade a que está sob tutela.

· Cabe aqui o que diz Harold Sherman em seu livro “Como Aproveitar a Percepção Extra-Sensorial”: O leitor já esteve com homens e mulheres dominados por seus sentimentos, com pouco controle sobre as emoções, que se mostram desajustados, incertos, e indecisos. Tais pessoas estão perdidas em um mar de emoções sem controle, de modo que os diversos níveis se encontram em estado de confusão e falta de sintonia. Sob tais condições, podem ocorrer alucinações, e os medos poderão teatralizar-se em sonhos e visões irreais, que talvez sejam tomados erroneamente por realidade. Este motivo porque o aperfeiçoamento verdadeiro da mente deve começar com o controle adquirido sobre nossas emoções. Se assim não for, o indivíduo talvez se torne presa de todos os tipos de INFLUÊNCIAS E FORÇAS AO REDOR.

· Quando você tem o controle sobre sua mente e emoções, está presidindo a um mecanismo mental de enorme sensibilidade, reagindo de maneira instantânea até mesmo ao acontecimento mais banal que lhe ocorra. Mas se por meio de lesão cerebral, certos tipos de doenças, alcoolismo, toxicomania, influencia hipnótica, esgotamento nervoso, abatimento mental ou a entrega de seu arbítrio a qualquer individuo ou força, tal controle for perdido, a maquinaria de sua mente poderá desmontar. Poderá leva-lo a cometer todos os tipos de atos inexplicáveis, às vezes de natureza tresloucada, criminosa ou destruidora.

· Será de admirar portanto que o homem – sujeito a tantos tipos diferentes de tensões e pressões venha a descobrir que a sua ameaça maior à saúde seja a enfermidade mental? Por infortúnio, muitos homens e mulheres que tem vivencias extra sensoriais indubitáveis, NÃO TÃO EQUILIBRADOS QUANTO DEVERIAM SER (...) controlar incumbências em nossas vidas. Tal controle, entretanto, deve ser nosso objetivo diário. O impacto de emoções descontroladas sobre nossos corpos e mentes é sempre destruidor, afetando de modo diverso não apenas nossa saúde como raciocínio, decisões, o nosso poder de agir pronta e sabiamente nos momentos de crise.”

· Em muitos terreiros pede-se ao corpo mediúnico que se esqueça os problemas de casa no momento da gira, para que haja uma incorporação mais positiva, sem as vibrações de preocupação acompanharem e poluírem o ambiente com pensamentos negativos e pesados.

· Quando iluminado, o centro ou chacra solar produz o controle total das emoções no ser humano. Passam a encarar a vida por um ângulo mais brando as pessoas antes tidas como nervosas ou preocupadas; já as pessoas consideradas frias e céticas em muitos pontos, passam a se descobrir e a descobrir fatores importantes dentro do sentimento alheio por extensão passando a respeitar tais sentimentos com nobreza.

· O chacra está sob a vibração de Ogum. Essas entidades se manifestam como se tivessem uma grande força energética, dotadas de uma rigidez canalizada para a firmeza e o caráter. São tidas como combativas e de grande domínio sobre as questões relativas ao desmanche de trabalhos de magia-negra.


CHACRA GENÉSICO OU SACRO


· Este chacra encontra-se na base da coluna vertebral e está ligado aos órgãos sexuais, sendo este responsável por sua vitalidade. Possui quatro raios ou pétalas que giram no sentido contrário aos ponteiros do relógio. Quanto mais for estimulado, mais depressa seus raios girarão, durante o qual várias partículas energéticas são soltas, vitalizando o sangue e o corpo astral. Seu bom funcionamento produz entusiasmo, ânimo, força e resistência física e mental e traz boa disposição ao sistema nervoso. Quando mal ativado, traz o abatimento e a fraqueza física e moral.

· É de cor vermelha-escura, com tons laranja. As pessoas de pouca evolução interior tem apenas dois raios ativados. Os outros dois vibram bem pouco e não brilham tanto. Neste caso, suas partículas energéticas apenas vitalizam o sangue, sendo sua parte psíquica pouco desenvolvida. Entenda-se como parte psíquica todo aquele aspecto relacionado às forças que se encontram ocultas e latentes dentro de nossa estrutura astral.

· Quando este chacra é ativado e se ilumina, todos os seus raios se ativam em sua força total, havendo aí a chamada iluminação, que é quando todas as portas astrais se abrem para a visão e o contato, estando assim o indivíduo em condições de se ligar a outros planos facilmente.

· Mas isso só acontece em caráter positivo quando o indivíduo possui uma moral límpida e um caráter correto, isento de falhas e sentimentos negativos. Nesse caso, dizemos que ocorreu a ascensão de Kundalini.

· Kundalini é uma energia que funciona em todo ser humano, em maior ou menor grau, energia esta que percorre toda a coluna vertebral até o cérebro, mantendo todo o organismo astral em perfeito funcionamento e vitaliza os outros chacras, além de emitir uma quantidade considerável de energia fortalecedora ao médium, para preveni-lo de choques astrais.

· Este chacra está sob a influência direta de Yorimá, por isso as entidades desta faixa vibratória (os Pais-Velhos) o utilizam com mais freqüência, além de utilizarem outros com menos intensidade. É por isso que vemos os médiuns se curvarem quando da atuação destas entidades. Por utilizarem mias freqüentemente o chacra básico, é como se os outros chacras perdessem um pouco de sua função e força, ficando quase sem atividade, utilizados apenas para as funções secundárias, dentro da forma como se manifestam em seus médiuns.

· Os Pretos-Velhos trazem os atributos positivos da atividade deste chacra em seu próprio comportamento, ou seja, se manifestam como entidades humildes, e simples, verdadeiros exemplos de caridade e benevolência.



Para OXALÁ: o branco
Para OGUM: o vermelho
Para OXOSSI: o verde
Para XANGÔ: o marrom
Para YORIMÁ: o violeta
Para YORI: o rosa e o azul
Para YEMANJÁ: o azul turquesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário