Jurema Catimbó: magia e conhecimento Jurema Catimbó.
Magia e Conhecimento. A Religião que surgiu no Nordeste Brasileiro. no De:
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Mensagem 1. Jurema Catimbó. Magia e Conhecimento. A Religião que surgiu no
Enviado por: "Alberto Junior. Xamanismo Brasil." luz_holistica@globo.com
luz_holistica Sex, 7 de Dez de 2007 10:38 am Jurema Catimbó. Magia e
Conhecimento. A Religião que surgiu no Nordeste Brasileiro. Origem: A Jurema
Catimbó é uma religião que surgiu nas regiões das matas de Pernambuco, Recife,
Olinda, Paraíba, Alagoas e Bahia. As crenças Indígenas se misturaram com os
Kilombos e a pratica de Bruxaria Portuguesa e o Catolicismo. Pesquisadores
afirmam que esta tradição chega atingir 400 anos de Idade. Falar sobre a
reconstrução da Jurema e Catimbó, é um pouco mais complicado. Meus Padrinhos
Mestres Juremeiros, os meus mais antigos me contam que Jurema é uma coisa, e o
Catimbó é outra, são coisas totalmente distintas, com o passar dos anos estas
duas práticas se uniram, formando assim a Jurema Catimbó como é conhecida em
todo o nosso Brasil. A Jurema tem sua raiz na Pajelança, onde só os Mestres
Juremeiros (Espíritos) baixam, são espíritos encantados dos Nativos (Indígenas),
Caboclos descendentes de Índios com o Branco, e os Mamelucos (mistura de brancos
com negros ou Nativos), todos trabalham em nome do Astral superior, trabalham
para o bem, realizando benzessões e curas miraculosas. Jurei, Jurei, Jurei Torno
a Jurar (bis) Jurei por toda Jurema. Jurei torno a jurar Jurei por toda jurema
de Nunca fazer o Mal O Catimbó segundos os mais antigos, era a prática de
feitiçaria ou baixa magia. Por ter uma ligação maior com a Bruxaria Portuguesa.
Existia transe de alguns Mestres Juremeiros e Mestres da Magia que faziam o bem
e o Mal, coisa proibida dentro da Jurema. Faziam trabalhos de Amor, derrota de
inimigos e todo tipo da arte negra. Padrinho me conta que se antigamente você
fosse, em uma sessão de Jurema e fala-se que você era Catimbozeiro, dava até
briga. Seria como se o bem e o mal estivessem juntos, obviamente viria a
pergunta o que você esta fazendo aqui... Com o passar dos anos estas duas
práticas distintas se unificaram, hoje em dia não tem como falar de Jurema sem
falar do Catimbó, e vise versa. A Influência da Pajelança Juremeira, Cultura
Nativa Brasileira, dentro da Jurema Catimbó: Graças ao nosso bom Deus, tive a
oportunidade de estar aprendendo a Jurema Catimbó assim como a Pajelança
Juremeira e o Tore de forma muito pura. O meu encontro com o Pajé Cacique Takai
da Tribo kariri-Xoco do Pátio do Colégio de Alagoas, confirma a origem da Jurema
Catimbó, as Tribos Indígenas assim como os Negros dos Kilombos, se embrenhavam
nas matas fugidos dos colonizadores que queriam escravizar e recapturar os
índios e negros. Por muitos séculos, a Jurema Catimbó assim como outras
manifestações religiosas e culturas eram praticadas dentro da mata, as
escondidas, por causa da perseguição da Policia por questões Políticas e
Religiosas. Após muitos esforços, dos Iniciados Mestres Juremeiros, as primeiras
tendas Juremeiras se instalaram nas casas dos fieis, que bravamente brigavam
pelo direito de praticar sua religião, para facilitar a prática elementos da
Religião Católica como Santos foram inseridos nos cultos de origem Juremeira
Nativa. Começou a se criar a necessidade de trazer o elementos da natureza para
lugares fechados, dos Kilombos ou da cultura Africana vieram técnicas de
preparar os Troncos de Jurema para os assentamentos ou firmeza dos Mestres
Espirituais Juremeiros. Começa então a baixar os primeiros Mestres Juremados de
descendência Africana, ou mestiços dentro das Tendas de Jurema Catimbó. A
Bruxaria Portuguesa e Italiana também aporta no Brasil, como estas artes mágicas
eram praticadas dentro das matas, as Bruxas e Bruxos Europeus acabaram se
integrando aos perseguidos Nativos, Africanos e seus descendentes, trazendo
elementos desta antiga e primitiva arte para junto da Jurema e Catimbo. A
Tradição Juremeira também adentra nos Candomblés de Pernambuco, que ficaram
sendo conhecidos como Candomblé de Caboclo, e comum também, os Candomblés de
Nagô, Xangô e Angola, tocarem seus tambores e fazerem festas para Caboclo,
tamanha é a influência e a amizade que os ancestrais dos negros escravos fizeram
com os SunNet - o Amor nos une - Notícias http://www.sunnet.com.br/homeFornecido
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reconhecendo sua força, brilho e sabedoria. Muitos Babalorixas e Yalorixas
também são iniciados na Jurema Catimbo, receberam Juremação (iniciação). Foi
através desta amizade que também os sacerdotes de cultos Afros, conseguirarm
adaptar muitas ervas que só existem em África dentro dos Cultos
Afro-Brasileiros. Se molda assim a Tradição Juremeira Catimbo, a união de varias
culturas, esta bonita mistura do nosso belo povo. Tem um Linho (cânticos) que
mostra bem a sabedoria popular dos praticantes desta Seita Religião. Eita, Eita
Jurema Eita, Eita Jurema (bis) Seja branco Seja Negro A Jurema é Sagrada No Tore
na Pajelança Aprendi a Respeitar No Reino da malandragem Do Anjico do Juca Pedra
Grande Mais que Grande No Reino do Fundo Do Mar Eita, Eita Jurema Eita, Eita
Jurema (bis) Os vários Significados da Jurema Sagrada: Jurema é um Pau Sagrado
onde Jesus descansou, da força a ciência ao bom mestre Curador Ramificações da
Jurema: Segundo José Francisco Miguel Henriques Bairrão, da Faculdade de
Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP a Jurema possui muitas
ramificações, veja texto adaptado por mim para melhor compreensão popular: ""
Jurema é uma árvore. A sua identificação botânica, permanece relativamente
indefinida. Pertence aos gêneros Mimosa, Acácia e Pithecellobium (Sangirardi Jr,
1983, citado por Grünewald, 1999a), existem outras denominações populares de
várias árvores de Jurema (Preta, Branca, Vermelha, etc.). Jurema é uma bebida.
Extraídas de partes especificas da arvore de Jurema, nem sempre as mesmas (as
mais referidas são a Mimosa tenuiflora e a Mimosa verrucosa), obtém-se um
líquido de uso religioso e medicinal. As fórmulas do seu preparo, os tecidos
vegetais utilizados e as dosagens, assim como a combinação com outros
ingredientes, são variáveis. O segredo do preparo da bebida de Jurema Sagrada
tem uma variação de um Mestre Juremeiro para outro. Jurema é uma cerimônia
religiosa (diversamente celebrada por índios ou caboclos) , aonde os bebem a
Jurema Sagrada e comungam a bebida. Às vezes distinguida como uma religião
específica no complexo cenário da espiritualidade brasileira, mais comumente o
culto da Jurema apresenta-se difuso em práticas religiosas nas quais pode ter um
papel mais ou menos central: Pajelança, Toré, Catimbó, Umbanda, Candomblé de
Caboclo, Nago etc. Jurema é uma "entidade" espiritual que se manifesta no transe
de adeptos dessas religiões. Ou uma classe, um tipo de "entidades", havendo
muitas Juremas. A Jurema que se manifesta nesses cultos pode caracterizar-se de
maneira bastante variada em diferentes práticas e em diversos núcleos da mesma
religião. Às vezes, a sua caracterização pode ser diversa no mesmo núcleo, ou
até mesmo Juremas diversas podem incorporar na mesma médium. Jurema também pode
ser o local de culto e oração: a mesa da Jurema Catimbo ou o "congá" Umbandista.
Alguns Candomblés principalmente o de Caboclo e Nagô, tem um canto reservado
para a pratica da Jurema Catimbó. Jurema é o "mundo espiritual" de onde provêm
os encantados (espíritos muito evoluídos, que não fazem mais parte do proscesso
de reencarnação) que se manifestam nas sessões. Jurema é o "plano espiritual"
dos espíritos cultuados na difusa "espiritualidade brasileira", que se
apresentam como índios. Jurema é uma índia metafísica. Atende pelo nome de
Jurema uma apresentação antropomórfica do sagrado florestal. Em rituais,
convivem, a bebida e a "cabocla" do mesmo nome. Una ou duas? Jurema pode ser uma
"linha". A "linha" das "caboclas de Oxossi" (antropomorfoses femininas de
epifanias florestais, "encantos da mata"). É uma e múltiplas.
A cromoterapia na Umbanda
A CROMOTERAPIA NA UMBANDA I. INTRODUÇÃO A utilização da
cor em qualquer religião, ou melhor, em qualquer processo mágico remonta aos
tempos mais antigos. A luz é uma vibração energética, da mesma forma que as
vibrações mais sutis empregadas na Magia. É perfeitamente sabido da utilização
das cores nas mais diversas áreas do conhecimento. Hoje em dia, o processo de
planejamento de hospitais, como foi o caso do Hospital Municipal Lourenço Jorge,
na Barra da Tijuca, obedece às técnicas de Cromoterapia. Desde a mais remota
Antigüidade, o ser humano vem fazendo uso da cor com as mais diferentes
aplicações. Recentemente, uma grande pesquisadora sueca, desenvolveu uma técnica
de harmonização baseada na aplicação das cores com o nome de aura-soma. Os
egípcios da antigüidade, povo de origem da nossa querida Umbanda, sabiam
perfeitamente utilizar as cores nos seus diversos rituais. Por exemplo, quando
um sacerdote fazia uso de cores nos seus lábios ou nos seus olhos o fazia dentro
de uma rígida técnica cromoterápica. Quando embalsamavam seus mortos utilizavam,
também, as cores adequadas ao ritual. Assim, foi se difundindo todo o estudo
desta grande ciência, que aliada ao uso da radiestesia, ou seja, o pêndulo, nos
ajuda tanto na realização de nossos rituais. II. AS CORES E A UMBANDA Fazendo
agora um paralelo entre a Cromoterapia e a Umbanda, iremos verificar um perfeito
casamento entre a religião e a ciência (sim, a Cromoterapia está fundamentada em
conceitos científicos). Iremos verificar que a exuberância de cores nos rituais
Umbandistas tem seus fundamentos no estudo da Cromoterapia. A seguir farei uma
abordagem de cada Orixá, sua cor e seu significado. Antes porém, cabe-nos
lembrar que o Orixá é uma vibração, da mesma forma que a luz. Quando utilizo as
cores de um dado Orixá para um trabalho de Magia, é como se estivesse utilizando
das mesmas vibrações coloridas da luz para a mesma finalidade. OXALÁ Iniciando
por Oxalá, Orixá da paz, da harmonia e do amor. Suas cores são o branco e o
dourado. O branco representando muito bem a paz evocada por este Orixá e o
dourado a vibração luminosa que faz a conexão perfeita com a Divindade. Que
outro Orixá não traduz melhor esta conexão divina. OMULU O preto e o amarelo. O
preto simboliza o retorno. É Omulu que faz este retorno através do mundo dos
mortos. O amarelo é a mente. Poder mental que unido a este retorno, realiza
todas as mudanças necessárias à nossa vida. Omulu é o grande Senhor da
Transformação, daí muitas vezes, sua representação estar calcada nas cores roxo
e amarela. O roxo é a maior vibração de transmutação que pode ser sentida. Omulu
transmuta todas as nossas dores em alegria, a doença e saúde. YEMANJÁ No azul
temos a mais perfeita tradução das deusas femininas. Yemanjá é o símbolo maior
da força feminina. Todas as grandes deusas ostentam a cor azul, uma vez que esta
cor é considerada a mais feminina de todas as cores. O azul, que da mesma forma
que a mãe, acalanta e aconchega. No branco a paz. Assim
FONTE; douglashartt.blogspot.com
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