sexta-feira, 8 de junho de 2012

ZE PILINTRA NO CATIMBÓ

Zé Pilintra no Catimbó
No Nordeste do Pais, mas precisamente em Recife (na religião que conhecemos como Catimbó), ainda que nas vestes de um malandrão, a figura de Zé Pelintra, tem uma conotação completamente diferente. Lá, ele é doutor, é curador, é Mestre e é muito respeitado. Em poucas reuniões não aparece seu Zé.
O reino espiritual chamado “Jurema”, é o local sagrado onde vivem os Mestres do Catimbó, religião forte do Nordeste, muito aproximada da Umbanda, mas que mantém suas características bem independentes. Na Jurema, Seu Zé, não tem a menor conotação de Exu, a não ser quando a reunião é de esquerda, por que o Mestre tem essa capacidade. Tanto pode vir na direita ou na esquerda. Quando vem na esquerda, não é que venha para praticar o mal, é justamente o contrário, vem revestido desse tipo de energia para poder cortá-la com mais propriedade e assim ajudar mais facilmente aos que vem lhe rogar ajuda.
No Catimbó, Seu Zé usa bengala, que pode ser qualquer cajado, fuma cachimbo e bebe cachaça. Dança côco, Baião e Xaxado, sorri para as mulheres, abençoa a todos, que o abraçam e o chamam de padrinho.
Nomes de Alguns Malandros e Malandras:Zé Pilintra
Zé Malandro
Zé do Coco
Zé da Luz
Zé de Légua
Zé Moreno
Zé Pereira
Zé Pretinho
Malandrinho
Camisa Listrada
7 Navalhadas
Maria do Cais
Maria Navalha

FONTE, UMBANDAESUAMISSAO.BLOGSPOT.COM

frente do zé pilintra
Meio kg de farinha de mesa
250 ml de dendê
1 cebola
1 linguiça calabreza
1 vela
1 garrafa de cerveja
1 maço de cigarro.

Pegue 2 pratinhos de papel (tipo para festa)
misture a farinha com o dendê (um pade de exú)
frinte parte do dendê que sobrar a linguiça calabreza cortada em rodela, e corte a cebola em rodelas também para fritar juntos.
- divida nos dois prato e coloque a mistura da farinha com dende (padê).
pegue as rodelas de linguiça e divida também entre os dois pratos.
leve tudo em um pé de morro, arcos da lapa, esquina que tenha um bar, esquina de pé de morro (onde haja favela) e arrei em um pe de um poste (luz mesmo) peça o que quer, acenda a vela, acenda 3 cigarros, faça seus pedidos (sopre a fumaça nos pratos, com seus pedidos), abra a garrafa e ofereça a Zé pelintra e toda malandragem;


Nenhum comentário:

Postar um comentário